Como Avaliar e Capacitar Motoristas Profissionais no Transporte.

Como Avaliar e Capacitar Motoristas Profissionais no Transporte.. A atual conjuntura econômica, a globalização da economia e o grande desenvolvimento tecnológico criaram uma grande competição entre as empresas de transportes

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Como Avaliar e Capacitar Motoristas Profissionais no Transporte.
Motoristas Profissionais no Transporte.

Vale lembrar que transporte é o fenômeno que consiste em se movimentar cargas (produtos ou pessoas) de um ponto inicial para um destino e que no Brasil este modal é utilizado em  mais de 60% para o deslocamento dos produtos. 

A participação do motorista no ciclo dos transportes é intenso pois ele será o responsável de conduzir um veículo com produto da origem ao destino que precisa chegar no horário acordado, sem avarias, proporcionando uma lucratividade para a Transportadora. 

Neste momento, a capacitação de motoristas será a principal ferramenta para o alcance dos resultados. 

Cabe ao gestor de frota criar as estratégias para que os condutores conheçam muito bem os equipamentos, as características do produto transportado, legislações pertinentes e os roteiros relacionados. 

Quando a empresa se conscientiza da necessidade de investimentos em melhoria contínua neste setor, os recursos são fornecidos ao gestor com maior rapidez. 

Ao montar o seu planejamento para a capacitação de motoristas da sua frota, o gestor precisa seguir algumas etapas: 

●     Conhecer os principais pontos que causam impactos negativos no processo;

●     Identificar as principais dificuldades dos motoristas no transporte dos produtos;

●     Elaborar o treinamento contemplando os pontos a serem melhorados;

●     Criar um sistema para avaliar a eficácia do projeto de capacitação de motoristas;

●     Divulgar os resultados para a Empresa.

Conhecer os Principais Pontos que Causam Impactos Negativos no Processo 

Quem atua no segmento conhece os desafios e os altos custos da gestão de transportes. Nesse cenário, a prioridade dos gestores é maximizar resultados e buscar meios de tornar os processos mais eficazes. 

Entretanto, muitos se esquecem de que, para otimizar o tempo das viagens, a segurança e a qualidade do serviço, o papel dos condutores é crucial. 

Cabe ao gestor de frota apresentar os números e causas que influenciaram na criação deste processo de capacitação. 

Destacamos os custos relativos ao transporte dos produtos, as receitas obtidas, os índices de produtividade e disponibilidade da frota, e a satisfação do cliente quanto ao serviço oferecido, são itens a serem analisados antes e depois da implementação dos treinamentos.

Identificar as Principais Dificuldades dos Motoristas no Transporte dos Produtos

Antes de iniciar a criação do treinamento de motorista, vale a pena conduzir pesquisas para saber, de fato, quais são suas necessidades e dúvidas. 

Afinal, as práticas serão pensadas para atender esse público e melhorar sua performance. Então, desenvolva perguntas curtas sobre quesitos técnicos, comportamentais, situações reais, entre outros. 

Com base na análise das amostras, prepare aulas ou palestras sobre os assuntos mais citados. Ao mesmo tempo, a empresa tem a oportunidade de apontar quais são os pontos fracos de sua equipe e pensar em formas de aprimorá-los. 

No fim, o intuito é que essa jornada de capacitação de motoristas seja produtiva e supra as carências existentes.

Elaborar o Treinamento Contemplando os Pontos a Serem Melhorados 

O gestor de frota precisa elaborar um treinamento que seja acessível, procurando adotar uma linguagem que despertem o interesse para o envolvimento da equipe de motoristas, facilitando assim  a absorção dos conhecimentos divulgados. 

Caso contrário, seus objetivos podem não ser atingidos: textos longos demais, muito técnicos, rebuscados e arrastados, repletos de números e gráficos complexos podem afastar o público.

Em vez de apoiarem, seus colaboradores podem mostrar resistência ao treinamento. Na montagem do escopo do treinamento para a capacitação de motoristas, o gestor precisa adotar alguns procedimentos como: 

●     A comunicação deve ser natural, simples e objetiva;

●     O conteúdo programático deve conter textos curtos, diretos e claros, com vários exemplos que sejam associados à realidade do motoristas; 

●     Dependendo do volume de pontos que serão tratados, dê preferência a um número maior de sessões curtas do que uma mais longa e maçante; evite abordar em demasia temas que os motoristas já conhecem, para que não haja dispersão, pois o  propósito é tratar de fatores que vão agregar valor à sua atuação.

●     Por fim, sempre que possível, chame a atenção dos motoristas para exemplos de como ações inadequadas — como atrasos ou direção descuidada — afetam os resultados e o futuro da empresa. A perda de clientes e de competitividade no mercado, por exemplo, pode comprometer a quantidade de atendimentos e, consequentemente, alterar o quadro dos funcionários.

O que Deve ser Abordado no Treinamento para a Capacitação de Motoristas? 

Formar uma equipe de condutores confiável, profissional e responsável não é uma tarefa fácil.

Além das competências técnicas, os motoristas precisam reciclar conhecimentos sobre assuntos importantes, como por exemplo: 

●     Técnicas de direção defensiva: Revise táticas de direção defensiva, como as que são trabalhadas em autoescolas. Por mais experiente que seja um motorista, reciclagem e aperfeiçoamento constante nunca são demais. 

●     Técnicas de Condução Econômica: A primeira providência é conhecer adequadamente o conceito de direção econômica, que nada mais é que o ato de conduzir o veículo da maneira mais eficiente de acordo com o trajeto a ser executado, ou seja, o motorista deve aprender a lidar com os desafios da estrada, se adaptando às curvas, buracos e às vias com declive ou lentidão, por meio do uso correto do acelerador, da transmissão e da direção.

Além da segurança proporcionada ao caminhoneiro e seu veículo, essas técnicas contribuem para a redução do consumo de combustível, aumentam a vida útil do caminhão, ajudam a conservar o ambiente e a garantir o seu próprio conforto e bem-estar. 

●     Ética profissional: Finalmente, além de dirigir bem, um bom condutor precisa conhecer um pouco sobre legislação e bons hábitos para um relacionamento respeitoso com profissionais de trânsito e clientes.

No transporte de produtos, os condutores são representantes da empresa diante dos clientes e do mercado. No fim das contas, muitas vezes, é por meio deles que o consumidor entra em contato com a empresa, então, é imprescindível que seja construída uma imagem positiva. 

●     Políticas de segurança, saúde e meio ambiente: Fale sobre políticas de segurança nas estradas que contribuam para a precaução de acidentes. Boas práticas como evitar paradas no meio da estrada ou em locais desconhecidos são essenciais para não colocar a vida do condutor e a integridade das cargas em risco, por exemplo; frenagens bruscas ou abusar do acelerador aumentam o consumo de combustível — o que eleva os custos do transporte — e a emissão de gasesnocivos

●     Saúde: Os motoristas precisam cuidar do seu bem-estar para realizarem um bom trabalho. Isso também está relacionado à prevenção de acidentes: muitas colisões nas estradas acontecem quando os motoristas dormem ao volante ou estão desatentos devido à exaustão de horas seguidas no volante. 

●     Gerenciamento de riscos: A atividade do transporte de cargas envolve uma série de riscos e, por isso, a função de um condutor é de grande responsabilidade.

Durante o treinamento, é vital apresentá-los, comentar quais são as situações perigosas e emergenciais mais comuns, assim como o que pode ser feito para lidar com elas.

A ideia é que os motoristas estejam preparados para agir diante dessas situações e aprender a controlar as ameaças, tornando-se verdadeiros especialistas em segurança do trabalho.

●     Inovações tecnológicas: A inovação tecnológica já faz parte do dia a dia das empresas, então, por que não incluí-la no treinamento de motorista? Nada mais realista e efetivo do que o uso de simuladores.

Com eles, é possível testar, de fato, o desempenho dos condutores em variadas situações. Desse jeito, os gestores conseguem avaliar tanto a conduta quanto às reações e decisões tomadas pelos colaboradores diante de uma emergência. 

●     Legislações: O conhecimento da legislação que está relacionada à execução das atividades dos motoristas, deve ser de conhecimento geral, para se evitar qualquer tipo de passivo financeiro, como por exemplo, legislação de trânsito e do transporte de produtos. 

●     Certificação de Qualidade: As certificações são concedidas mediante treinamento e avaliação que conferem aos profissionais habilidades em proporcionar um transporte seguro e de qualidade para cargas e passageiros.

A Certificação SASSMAQ, por exemplo, treina a redução de riscos envolvidos nos processos que envolvam a manipulação de produtos químicos.

Recomendações 

Para que a empresa de transporte tenha um grande resultado com a capacitação de motoristas, apresentamos algumas dicas:

Elaboração de um Processo Seletivo Eficiente 

A primeira dica diz respeito a um ponto essencial para o sucesso do transporte de cargas: a escolha dos motoristas ideais para sua empresa.

Como você sabe, por mais eficiente e inteligente que as suas estratégias sejam, elas só alcançarão os resultados esperados se você contar com uma equipe capacitada e com talentos que estejam alinhados aos objetivos da empresa.

Por isso, é essencial perder um pouco do seu tempo elaborando e executando um bom processo seletivo.

Escolher o melhor profissional pode eliminar inúmeros problemas no futuro e, com certeza, reduzirá os riscos no transporte de cargas.

Para que isso se torne mais simples, reunimos algumas fases que podem ser incorporadas às suas seleções:

●     Testes psicológicos: Para encontrar algum desvio de comportamento que comprometa o trabalho;

●     Análise de currículo: Busca de profissionais mais capacitados e com mais experiência;

●     Análise da vida pregressa: Observação das referências e trabalhos executados anteriormente;

●     Dinâmicas em grupo: Com o objetivo de encontrar profissionais que saibam trabalhar em grupo e tenham o perfil adequado à sua cultura organizacional;

●     Testes práticos: Ajudam a identificar, na prática, um bom profissional.

Investimento no Capital Humano

O capital humano é, de fato, o grande bem das corporações modernas. Muito mais do que máquinas, ferramentas, recursos e um bom produto, é necessário ter uma boa equipe.

Mas, não basta realizar um bom recrutamento e seleção. Na verdade, dificilmente você encontrará o funcionário perfeito, pois há sempre uma habilidade e conhecimento novo a ser adquirido e aperfeiçoado.

É por esse motivo que o treinamento é uma fase imprescindível para o desenvolvimento de um negócio.

Ter um cronograma de capacitações é importante para alinhar o trabalho de sua equipe, permitir que ela entenda os processos, saiba manusear os equipamentos e conheça a política de trabalho da empresa.

Fazendo isso, você terá um grupo mais qualificado, motivado e atento às situações de risco que possam aparecer.

Além de prevenir situações negativas, isso favorece a tomada de decisões mais qualificada, capaz de reduzir impactos e custos. 

Dentre os treinamentos, os mais recomendados são:

●     Direção Defensiva

●     Condução Econômica

●     MOPP

●     Condução de Veículos de Emergência

●     Motivacionais

●     Legislações

Identificação dos Principais Problemas que Impedem a Produtividade

Conforme visto anteriormente, o transporte de cargas é uma atividade que possui alguns riscos comuns, sendo papel do gestor identificá-los e encontrar meios de minimizá-los. 

Deste modo, faça um levantamento de dados em sua empresa em busca de situações que prejudicaram suas entregas, buscando encontrar os processos com maior índice de falhas e as razões para isso.

Nesse ponto é possível perceber, por exemplo, que ter uma equipe interna de motoristas pode estar gerando mais problemas do que vantagens à sua empresa.

Faça um Bom Planejamento

 A próxima dica a ser apresentada não é novidade para grande parte dos gestores e empreendedores.

Afinal, não há como levar um negócio ao sucesso sem realizar um bom planejamento prévio.

Quando o gestor de frota conhece os problemas do ciclo do transporte e se planeja para enfrentá-los com antecedência, consegue superá-los com mais facilidade.

É o caso, por exemplo, de altos custos de manutenção e operação de veículos, produtividade baixa, excesso de multas e reclamações dos clientes. 

Com a capacitação de motoristas e a apresentação desta realidade para eles, como uma ação preventiva, causando um forte impacto no resultado final do processo.

Use a Tecnologia para o Monitoramento

A evolução das tecnologias para o monitoramento do transporte com o uso de softwares de gestão e inúmeros outros recursos inovadores são exemplos de como o transporte pode se tornar o diferencial para o seu negócio e colocá-lo em posição de destaque no mercado. 

Cabe ao gestor de frota utilizar as informações fornecidas para avaliação dos motoristas e do processo do transporte, aprimorando o conhecimento dos condutores e tomando as ações necessárias para a melhoria do atendimento aos clientes.

Atenda Bem o seu Cliente

Muitos gestores estão sempre focados no trajeto da carga e se esquecem da finalização do transporte, ou seja, a atividade só pode ser considerada realizada com sucesso quando o produto é desembarcado e entregue com qualidade total, assegurando a satisfação de seus clientes.

Deste modo, podemos afirmar que apostar em treinamento de capacitação de motoristas para essa fase é tão importante quanto as demais.

Isso porque, realizar um descarregamento rápido e cuidadoso garante que a carga esteja em boas condições para o consumidor final.