NASA e Lockheed Martin revelam aeronaves supersônicas silenciosas X-59

A aeronave de pesquisa supersônica silenciosa X-59 da NASA fica no avental do lado de fora das instalações da Skunk Works da Lockheed Martin ao amanhecer em Palmdale, Califórnia. O X-59 é a peça central da missão Quest da NASA, que busca enfrentar um dos principais desafios do voo supersônico por terra, tornando os booms sônicos mais silenciosos.

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NASA e Lockheed Martin revelam aeronaves supersônicas silenciosas X-59
A aeronave de pesquisa supersônica silenciosa X-59 da NASA

A NASA e a Lockheed Martin estrearam formalmente a aeronave supersônica silenciosa X-59 da agência na sexta-feira. Usando este avião experimental único, a NASA tem como objetivo coletar dados que possam revolucionar as viagens aéreas, abrindo caminho para uma nova geração de aeronaves comerciais que podem viajar mais rápido do que a velocidade do som.

“Esta é uma grande conquista possível apenas através do trabalho árduo e da engenhosidade da NASA e de toda a equipe X-59”, disse a vice-administradora da NASA Pam Melroy. “Em apenas alguns anos, passamos de um conceito ambicioso para a realidade. O X-59 da NASA ajudará a mudar a maneira como viajamos, nos aproximando em muito menos tempo.”

Melroy e outros altos funcionários revelaram a aeronave durante uma cerimônia organizada pelo empreiteiro principal Lockheed Martin Skunk Works em suas instalações em Palmdale, Califórnia.

O X-59 está no centro da missão Quest da NASA, que se concentra em fornecer dados para ajudar os reguladores a reconsiderar regras que proíbem o voo supersônico comercial por terra. Por 50 anos, os EUA e outras nações proibiram tais voos por causa da perturbação causada por booms sonoros altos e surpreendentes nas comunidades abaixo. Espera-se que o X-59 voe a 1,4 vezes a velocidade do som, ou 925 mph. Seu design, modelagem e tecnologias permitirão que a aeronave atinja essas velocidades enquanto gera um toque sônico mais silencioso.

"É emocionante considerar o nível de ambição por trás do Questst e seus benefícios potenciais", disse Bob Pearce, administrador associado de pesquisa aeronáutica na sede da NASA em Washington. “A NASA compartilhará os dados e a tecnologia que geramos a partir dessa missão única com os reguladores e com a indústria. Ao demonstrar a possibilidade de viagens supersônicas comerciais silenciosas por terra, buscamos abrir novos mercados comerciais para empresas dos EUA e beneficiar viajantes em todo o mundo.”

Com a implantação concluída, a equipe Quest mudará para seus próximos passos em preparação para o primeiro voo: testes de sistemas integrados, corridas de motor e testes de táxi para o X-59.

A aeronave deve decolar pela primeira vez no final deste ano, seguida por seu primeiro voo supersônico silencioso. A equipe Quesst realizará vários dos testes de voo da aeronave na Skunk Works antes de transferi-la para o Armstrong Flight Research Center da NASA em Edwards, Califórnia, que servirá como base de operações.

"Em ambas as equipes, cientistas talentosos, dedicados e apaixonados, engenheiros e artesãos de produção colaboraram para desenvolver e produzir esta aeronave", disse John Clark, vice-presidente e gerente geral da Lockheed Martin Skunk Works. “Estamos honrados em fazer parte desta jornada para moldar o futuro das viagens supersônicas por terra ao lado da NASA e de nossos fornecedores.”

Assim que a NASA concluir os testes de voo, a agência pilotará a aeronave sobre várias cidades a serem selecionadas nos EUA, coletando informações sobre o som que o X-59 gera e como as pessoas o percebem. A NASA fornecerá esses dados à Administração Federal de Aviação e aos reguladores internacionais.

O X-59 é um avião experimental único, não um protótipo - suas tecnologias destinam-se a informar as futuras gerações de aeronaves supersônicas silenciosas.

Com 99,7 pés de comprimento e 29,5 pés de largura, a forma da aeronave e os avanços tecnológicos que ela abriga tornarão possível um voo supersônico silencioso. O nariz fino e cônico do X-59 é responsável por quase um terço de seu comprimento e quebrará as ondas de choque que normalmente resultariam em uma aeronave supersônica causando um estrondo sônico.

Devido a essa configuração, o cockpit está localizado quase na metade do comprimento da aeronave - e não tem uma janela voltada para a frente. Em vez disso, a equipe Quest desenvolveu o eXternal Vision System, uma série de câmeras de alta resolução alimentando um monitor 4K no cockpit.

A equipe Quesst também projetou a aeronave com seu motor montado na parte superior e deu a ela uma parte inferior suave para ajudar a evitar que as ondas de choque se fundissem atrás da aeronave e causassem um boom sonoro.